Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil rumo ao HEXA, mas com CUIDADOS ESPECIAIS com os nossos CÃES!!!

Olá... Mês de Junho chegou, as tradicionalíssimas festas Juninas tb a COPA DO MUNDO está aí, Brasil em campo, batendo um bolão, rumo ao seu principal objetivo, o HEXA CAMPEONATO, todos nós torcendo, vibrando, sofrendo muito nos jogos... Bagunça, euforia, festas, ROJÕES, FOGOS DE ARTIFÍCIOS... kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!

Pois bem, estou aqui para postar um assunto muito delicado, que eu mesma estou sofrendo na pele!!

Que Copa do Mundo é uma delícia, torcer muito para o nosso país ser Campeão, ainda mais aqui no Brasil, que literalmente, o país pára qdo a seleção entra em campo... e as festas do mês de junho, delíííciiiiaaaaaaa!! Mas e os nossos CACHORRINHOS, o que acham de tudo isso? Pena que eles não saibam falar, para responder essa pergunta, mas nem precisa, pois as reações deles, valem por qualquer palavra bem pronunciada - MEDO!

Nós donos, achamos que em clima de Copa, devemos tb vestir nossos peludinhos, como torcedores oficiais... Criamos cada moda, que sem dúvida, ficam ainda mais lindos, fofos, delicinhas, reizinhos e princesas, mas principalmente não podemos jamais esquecer do bem estar deles nessa época, pois eles ficam estressados, com medo, apavorados por causa dos fogos de artíficos que rolam soltos nesse período.
Eu mesma como disse, estou sofrendo com isso, e confesso, que passo o dia preocupada, pensando nos meus filhotes lá em casa...

Que todos já sabem que a Sophia e o Chico são terríveis, nem preciso comentar... Em especial o Chico, que demonstra ser bem mais sensível do que a Sophis em muitas ocasiões, assim como essa:

No 1º jogo do Brasil, chegamos em casa, o Chico estava correndo desesperado na rua... Havia pulado o muro para o vizinho e esse por sua vez, abriu o portão para ele... Graças a Deus que ele ficou ali na frente de casa, um outro vizinho nosso, disse que deu água para ele e que ele estava mto agitado...

Sábado, cheguei em casa a tarde, estavam soltando rojões na rua, por causa da véspera do 2º jogo da nossa seleção e tb, por causa de festa junina que teve no bairro, lá estava o Chico, cheio de sangue no rostinho e no pescoço, ele tentou pular a tela que colocamos no muro, se machucou inteiro e tremia, respiração profunda... Domingo, o medo dele era visível, tadinho... até colo que normalmente ele odeia, ele pedia... Tive que ficar com ele no colo o tempo todo (O QUE VIM A DESCOBRIR HOJE, QUE NÃO SE DEVE FAZER NESSES CASOS...).

Ontem, quando chegamos em casa, acredito que ficaram novamente soltando os fogos, lá estava o Chico novamente todo machucado, a parede era só sangue... Arrumamos novamente a tela no muro, mas sei lá, não sei se adiantará, não sei o que pensar... Ele está com medo e estressado! Tadinho do meu Magrelinho... Se não tiver jeito, vou ter que levá-lo para a casa dos meus pais em Arealva, pelo menos até passar esses dias de euforia!!!

Mas então, hoje por coincidência, eu achei uma reportagem super legal, que dá algumas dicas de cuidados e precauções que devemos ter com nossos bichinhos de estimação...
Vou escrever os pontos principais da reportagem, mas a quem interessar saber mais, é só acessar o linck: hhttp://www.maniadecao.com.br/do/PetDica/13014

Entre todos os outros animais, os cães principalmente, são os que mais sofrem com toda essa euforia de queimas de fogos... Provocam pânico, muito MEDO entre os nossos peludinhos, pois eles tem o sistema auditivo muito avançado, o que os deixam desesperados, fazendo com que façam coisas, que normalmente não fariam, como saltar cercas e muros, o que possibilita em uma fuga, desaparecimento, atropelamentos (pois eles saem correndo loucos de medo pelas ruas, que nesse período, tendem a ser tb, mais movimentadas...), ataques agressivos contra os donos e outras pessoas, brigas com outros cães do mesmo convívio... Enfim, eles reagem de formas inesperadas, tudo por causa do PÂNICO que lhe causam todo esse barulho... Há casos e casos até de cães que morrem afogados nas piscinas de suas casas, outros de cães que machucam com a própria coleira e guias, chegam até a se enforcar, mutilações em grades, telas e portões (caso do meu Chiquinho!! Unnff...), quedas de andares superiores, qdo moram em apartamentos, paradas cardiorespiratórias... Tudo isso, tamanho é o medo dos Cachorrinhos!!
Mas o que fazer quando seu cão está sofrendo com isso, afinal, além dos cães, a gente sofre e muito com eles tb, queremos de toda lei, defender, proteger os nossos filhotinhos... O que fazer nessa situação?
Antes de saber o que fazer, precisamos entender o POR QUE de tanto medo:
- Barulhos Altos, como rojão, trovão, raios, etc, podem significar perigo, e esses estrondos passa a idéia para eles, que algo grande e poderoso, está por acontecer, então, dessa maneira, os animais (os cães em geral), tendem a fugir desse perigo, pois é da natureza dos animais, sentir medo, medo de morrer!! Algumas espécies mais frágeis como pássaros, chegam a morrer mesmo com os estrondos... Outros como cães, gatos e cavalos, podem provocar danos para sempre no comportamento desses animais.
Algumas dicas seria por exemplo, colocar algodão no ouvido dos cães, o que ajuda abafar um pouco o barulho das bombas, ir aumentando devagar o barulho da TV e rádio quando percebermos bombas nas ruas, para que o cão se distraia com o barulho do ambiente de seu lar, aliás, nesses dias, deixar, permitir que o cão fique dentro de casa com você, porque assim ele se sentirá mais protegido, permitir que ele ache um "esconderijo", se este for dentro de casa, que assim seja, não reprimi-lo por isso (no caso do Chico, o melhor esconderijo dele, é embaixo da minha cama), se o cão ou gato escolher um cômodo da sua casa, deixo-o lá, com as janelas e portas fechadas, e com alguma iluminação pra lhe passar confiança.
Em alguns casos, até recorrer para um remedinho para relaxar o cão, um "calmantezinho", mas é claro, sempre com prescrição do veterinário, pois só ele pode informar a dosagem certa para o animal, tb optar pelos florais e manipulados, que esses não há contraindicação, porêm para suprir efeito, seria necessário que se faça o uso já algum tempo, para agir mais rapidamente.
Quando perceber que está começando os rojões, (trovões ou outros barulhos que estressam o animal), tente distraí-los, dando lhes pestiscos (não funciona mto com o Chico isso, pois o medo dele é tanto que ele nem dá bola), faça brincadeiras... Mas de hipótese alguma, demosntre sustos com os barulhos, ou pegue -o no colo para agradar, ou defender, pois assim ele associará que realmente está em perigo, o que pode só atrapalhar (foi o que eu fiz, "NOTA 0" pra mim...).
Quando eles ficarem sozinhos em casa, nunca deixe coleiras, guias em seu pescoço, pois pode provacar acidentes ou até enforcamento do animal; objetos pontiagudos com fácil acesso. Sempre deixe locais de acesso livre para ele na casa, pois quando estão assustados eles procuram lugares para se proteger...
Bem aí está algumas dicas para torcermos muuuuiiitooo pelo nosso país, pela nossa Seleção, mas principalmente, dicas para torcermos e CUIDAR DE NOSSOS CÃEZINHOS e amenizar o medo que eles tem desses barulhos que são inevitáveis nessa época...
Entrem no linck da reportagem, pois vale muito a pena ler ela inteira...
RUMO AO HEXA, MAS COM CUIDADOS ESPECIAIS AOS NOSSOS
CÃES/GATOS E OUTROS
ANIMAIS!!!