Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADES...

Olááá... Faltam 33 dias para o grande dia!!!

Vou falar hoje das mais diversas curiosidades que envolve o Matrimônio...

De onde vem tantas tradições quando o assunto é CASAMENTO??
Vocês já perceberam que quando entramos nesse mundo, parece não acabar mais as tradições, costumes e olha que não é invensão de Noiva não, são costumes alimentados a décadas, centenas de anos... Claro que com o passar dos anos, vão se evoluindo, criando, inventando... Mas com essa postagem que fiz, depois de muita pesquisa, vocês vão poder conhecer o verdadeiro sentido de cada ritual. Vale a pena conferir:


Vestido de Noiva


O vestido de noiva na cor branca simboliza a pureza a ser entregue ao seu amado, a pureza e a castidade. Porêm, essa tradição da cor branca foi popularizada no séc XVII, no casamento da rainha Vitória e prevalece até hoje.
Tem registros de que antes, especialmente na idade média, a cor mais usada era o vermelho. E na Grécia antiga e em Roma, há relatos de que usavam roupas brancas em cerimõnias importantes, como casamento e nascimentos, daí também a origem do vestido branco.


O Bouquet


Como já mencionei antes, a tradição do Bouquet surgiu na Grécia, que era uma espécie de amuleto contra mal-olhado e qualquer tipo de inveja. Era confeccionado com alho.
Para o casamento, precisa ser feito 2 bouquets, o 1º para ser usado na cerimônia, abençoado pelo padre (pastor, etc) e logo após, guardado pela Noiva, para proteger a união e trazendo sorte e felicidade. O 2º para ser lançado as convidadas solteiras que assim, quem conseguir pegar, terá a mesma sorte no amor do que a Noiva que o lançou.


As Alianças


Bérith em hebraico, que tem o significado de compromisso. É o protetor simbólico da união. Colocar o anel no dedo de alguém, significa aceitar o dom de ser de outra pessoa, como um tesouro exclusivo que lhe foi dado.

O Véu


Hijab em árabe, significa o que separa duas coisas, levando para o Casamento, o véu separa a vida de solteira para a entrada de uma nova vida para a Noiva, a vida de Esposa.
Misticismo e romantismo cercam a tradição do véu. Pensavem que ele era usado para esconder a noiva de possíveis ladrões, mais tarde uma nova versão surgiu, que diziam que algo escondido, tornava-se mais valioso, daí a tradição do Noivo ao receber a Noiva no altar, tirar o véu do rosto da amada.


A Grinalda


Faz com que a Noiva tenha a sememlhança de uma rainha!

A peça Azul e a peça emprestada


A Noiva deve usar uma peça azul, para cortar a inveja das moças solteiras. Geralmente usa-se uma perneira (lingerie). E a peça emprestada, deve ser de uma pessoa que teve um casamento bem sucedido, para que possa trazer a mesma sorte.

O Noivo não pode ver a Noiva antes do Casamento


Essa tradição é praticamente feita por quase todos os povos. Seria para trazer sorte e também para não perder o encanto do matrimônio.
Há algumas tradições em países árabes que a cerimõnia é feita entre o pretendente e o pai da Noiva, e a Noiva fica na espera, em um outro local, somente após o término da cerimônia, é que a Noiva se apresenta para o seu marido.


A Noiva deve ficar do lado esquerdo do Noivo


Durante a cerimônia, a Noiva deve sempre ficar do lado esquerdo do Noivo. Essa tradição vem da Idade Média, que significava, se alguém tentasse sequestrar a noiva, a fatura esposa, o Noivo se defenderia com a espada usando o braço direito para o combate.
Também dizem os antigos que quando a Noiva fica do lado esquerdo, afasta o risco da infidelidade.
Mas, a Noiva deve sempre entrar na cerimõnia conduzida pelo seu pai, do lado direito, que simboliza que o pai está levando, entregando a filha para a nova vida, e pelo lado bom, que dizem ser o lado direito.

Flores


Flores no cortejo da Noiva, seria para desejar boa sorte. Os antigos tinham o costume de atirar flores na Noiva para que esta fosse abençoada com muita sorte e assim dar todo o carinho ao seu futuro esposo.

O 1º Beijo de Casados


O Primeiro Beijo após o término da cerimônia, quando o padre diz: " O Noivo já pode beijar a Noiva", teve diversos significados ao longo do tempo.
Em muitas culturas acreditavam que o casal trocavam espíritos na respiração e parte de suas almas também eram compartilhadas.
Em outros costumes, na época feudal, significava a homenagem do Noivo a família da Noiva, em sinal de respeito.

A Chuva de Arroz


Uma tradição nascida a mais de 2 mil anos na China, que simboliza fartura para o casal. Eram lançados alem do arroz, vários tipos de grãos, que simbolizavam a vida. Hoje em dia, só é lançado o arroz.

O Bolo de Noiva


Sempre desempenhou um papel importante nas festas de Casamento, que simboliza a fertilidade ou a abundância.
Existe relatos que em alguns costumesromanos, que estes partiam o bolo na cabeça dos noivos para trazer a fertilidade. Outros povos, jogavam a farinha, o trigo ou mesmo o bolo na cabeça da Noiva e comiam os restos para terem sorte. (Trashh hein!?!?)
Mas, o costume do Bolo da Noiva, veio mesmo da França, onde um cavalheiro frances assistiu a um casamento inglês, na qual os noivos se beijavam atrás de uma mesa repleta de doces. Voltando ao seu país, achou mais interessante fazer ao invez de um monte de doces, um só bolo, enfeitado e confeitado.


Bem Casados


Dois biscoitos unidos por um doce, que significa uma doce união, assim como deve ser a união do casal.

Amêndoas


Tradição que surgiu na Itália, onde se acreditava que as amêndoas traria a felicidade aos noivos. Sempre são oferecidos nºs ímpares, mas exato 5 amêndoas, onde cada uma tem o seu significado: saúde, fecundidade, felicidade, riqueza e vida longa!

O Noivo carrega a Noiva no colo


Este singelo costume, começou no oriente. Acredita-se que os genios ruins que atacavam apenas as mulheres ficavam na porta do quarto de núpcias a espera da Noiva, por isso os Maridos, para proteger a amada esposa, precisam carregá-las no colo, para evitar que pisem em algo ruim.

A Lua de Mel

A Lua de Mel tem origem do povo germânico, pois era de costume casar na lua nova. Na cerimônia os Noivos bebiam uma mistura de água e mel para desejar boa sorte. Esse costume também poderia ter nascido em Roma, onde os convidados pingavam gotas de mel na porta da casa dos Noivos para que tivessem uma "Vida Doce".


Essas são apenas algumas das tradições que envolve o Casamento, muitas engraçadas, mas o que vale mesmo é a felicidade do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
Grande beijo!
:)